julho 20, 2006

Mudança de hábitos e perspectivas

Vejam como as coisas são.

Eu mudei o lado do penteado do cabelo - da franja pra esquerda, foi pra direita - pela primeira vez em anos, e ficou bom! Eu fiquei com uma cara diferente, mais bonito, e mais apresentável. E tudo isso sem gastar nada! Sim, eu sei que você está aí pensando que isso é coisa da minha cabeça, e que nunca uma mudança de penteado faria taaaanta diferença.

E você está certo e errado ao mesmo tempo.

Porque sim, realmente uma mudança tão pequena não faz esse milagre todo. Afinal, no que pôr o cabelo pro outro lado mudaria na minha fisionomia? Na minha massa corporal? Na minha personalidade? Nada. É só cabelo prum lado.
Mas ao mesmo tempo, são esses detalhes que mudam tudo. Ao você mesmo se achar mais bonito, transmite isso aos outros. Fica diferente, mais atraente, sem necessáriamente ser mais belo. Fica mais alegre e mais bem humorado - e se sente melhor. E assim ficam os à sua volta.
Então, poderiamos seguramente dizer que, sim, você muda mesmo. Mas não fisicamente, mas, muda mentalmente. E bem, essa é toda a diferença.

A lição que eu aprendi nessa semana, com este ato até então besta, foi esta: hábitos antigos são "seguros", mas te impedem de ver a coisa de outra perspectiva, as vezes até mesmo de uma melhor. Aprendi a não ter medo de me aparentar rídiculo se me parecer ser por um bom motivo. E aprendi que cabelo estranho é, realmente, só coisa da minha cabeça.

No fim, aprendi também que não se pode importar-se tanto assim com uma coisa tão banal quanto o cabelo. Pô, é um treco que nasce de novo todo dia e invariavelmente cresce (pelo menos até os meus 50 anos...). E que diferença faz o lado ou o tipo dele, se eu me sentir assim pro resto da minha vida? Aprendi que a mudança de atitude provocada pela mudança no penteado é bem maior do que a mudança do penteado em sí. E essa eu posso levar até mesmo quando for careca.


Então cortei o cabelo bem curtinho anteontem pra não deixar essa frescura me dominar como vinha fazendo. Mudar é bom; tornar-se um escravo da moda, não.


Mas agora penteio-o pra ambos os lados, mesmo curtinho! ;)

Nenhum comentário: