agosto 27, 2007

Tristeza

Auto: m., acto; acto público; narração escrita e autenticada de qualquer acto; tipo de representação teatral; momento, instante; (no pl. ) peças de um processo.
Comiseração: s. f. Ato de comiserar-se; compaixão.

Isso é auto-comiseração. Sentir pena de si mesmo. Ou, como os quadrinhos da turma da Mônica mostram, é ficar falando sozinho "Ó, vida! Ó, céus!"

De nada isso vale, se me perguntam.

Afinal, sentir dó é algo que você faz quando está triste. Mas quando se está triste, ficar com pena não muda nada. Então, entramos num paradoxo; ficar com dó de si mesmo porque nada se resolve e não resolver nada pois está com dó de si mesmo.

O que adianta mesmo é fazer alguma coisa, qualquer coisa. Nem que seja desabafar sozinho, correr na academia ou chorar escondido. E depois continuar. É como o Rocky disse tão sabiamente, no último filme: "Não se trata de quão forte você pode bater; ninguém bate mais forte do que a vida. Se trata sobre o quão forte você pode ser atingido, e conseguir continuar."

Outra coisa engraçada que acontece quando você está triste, é os outros te aconselharem "seja você mesmo".
O que é ser você mesmo? Normalmente, se você escutar esse conselho à risca, vai comer um monte de besteiras, não tomar mais banho e andar pelado por aí. Ser você mesmo significa abrir mão das coisas que lhe impõem, no caso, uma tal de sociedade. Você provavelmente mataria o teu chefe - e talvez o comesse para tentar absorver o poder dele. Então, dizer pra outra pessoa "ser ela mesma" é um conselho tão bom quanto uma martelada no dedo.

O conselho que eu dou às pessoas tristes é, "ache o que te faz bem". Descubra uma coisa que te alegra, e que seja infalível. Pra mim, são os charutos. Se eu fumo charuto num dia bom, o dia fica melhor. Se eu fumo charuto num dia ruim, o dia também melhora. Ir ao cinema é igual pra mim. Sempre funciona. (Ainda não conseguir testar o combo de ir no cinema com um charuto, mas deve ser demais!)

Então, descubra o que te faz bem, e faça. E lembre-se que isso não é auto-comiseração; é auto-conhecimento.

Um comentário:

Raphael Ozawa disse...

Não acredito q vc escreveu esse texto todo só pra revelar no antepenultimo paragrafo q vc quer comer a sua chefe!!!!

Toma jeito, muleke!!!

hahahahahahahahahahahahaha

Abraço,
Ozama