agosto 22, 2007

Top 5: Os melhores shows que eu nunca vi.

Se transporte, grana, tempo e época não fossem empecilhos, quais os shows que você gostaria de ter ido?
Eis os meus. (Fora de ordem de preferência)

1 - Altamont Free Concert
O Altamont Free Concert aconteceu no dia 6 de dezembro de 1969, na pista de Altamont, na Califórnia. Foi organizado e liderado pelos Rollings Stones. Esse teve de tudo - roqueiros loucos, performances explosivas, brigas e lendas. Uma delas, é que a gangue de motociclistas "Hell´s Angels" fez a segurança do show. E talvez foi assim que ocorreram quatro mortes lá - um assassinato e 3 acidentais. E também houveram quatro nascimentos.

Violências à parte, o show deve ter sido fodão - tocaram Santana, Jefferson Airplane, The Flying Burrito Brothers, e Crosby, Stills, Nash & Young, além dos Stones, que fecharam o show.

2 - Woodstock
Embora seja cliché, não tem como negar - esse entrou pra história. Eu não sou hippie, muito menos chegado em "flower power", mas três dias do mais puro rock não tem preço. (Embora eu chegasse só no segundo dia - não gosto das bandas do primeiro!)
Tocaram no sábado Santana, Janis Joplin, Grateful Dead, Creedence Clearwater Revival (possívelmente a melhor banda americana, em minha opinião), The Who, e Jefferson Airplane. No domingo, foi a vez de Joe Cocker, Crosby, Stills, Nash & Young, e óbvio, Jimi Hendrix.

Tudo isso, do dia 15 a 18 de agosto de 1969.

3 - Live Aid
Para ajudar a situação caótica na Etiópia, o concerto mundial foi criado - e que concerto! Além de render cerca de 283 milhões de doláres, teve tantas participações boas que provavelmente deve ser indescritível para os que foram lá. Embora "lá" sejam dois lugares - pois houveram performances no estádio de Wembley, na Inglaterra, e no estádio JFK, os Estados Unidos. Como eu disse lá em cima que tempo e época não eram problemas, eu veria os dois.

Status Quo, INXS, Men at Work, Elvis Costello, B.B. King, Black Sabbath, Sting, Phil Collins, Judas Priest, U2, Beach Boys, Duran Duran, Dire Straits, George Thorogood and the Destroyers, Queen, David Bowie, The Who, Santana, Elton John, Madonna, Neil Young, Eric Clapton, Led Zeppelin, Rolling Stones e Bob Dylan. Tá bom ou quer mais? Tudo em 13 de julho de 1985. Eu tinha 2 anos e meio.

4 - Elvis Presley - Live in L.A.
O show do dia 11 de maio de 1974 foi especial. Não só foi uma apresentação memorável no Los Angeles Forum, como teve como espectadores a banda Led Zeppelin! E lá rolou de tudo: músicas clássicas, rock do bom, echarpe suada jogada pra platéia, e o rei bem humorado, dinâmico... e com um peso saudável. Ah, bons tempos!

5 - Iron Maiden: Rock in Rio III
Sim, eu sei que comparar o Rock in Rio com os shows acima é coisa de louco. E sim, eu também tenho noção de que simplesmente o Iron Maiden, por melhor que seja, não compete frente à tanta banda boa. Mas fazer o quê? A performance deles foi simplesmente bombástica! E foi no Brasil! E gerou um CD animal!
(E todo garoto que já teve 16 anos um dia amou Iron Maiden.)

Em 2001 eu não pude ir Rio, mas me arrependo até hoje. O show me deixou elétrico pela TV. Dia por dia, eu prefiro o do Rock in Rio I, aonde o Iron tocou com o AC/DC, Queen, Yes, Scorpions, Rod Stewart, e Ozzy Osbourne. Mas o show do Iron de 2001 foi melhor.
Ps: Eu não jogaria água em Carlinhos Brown, mas daria risada do acontecimento.


Esses são os melhores cinco shows que eu nunca fui.
E os teus?

5 comentários:

Anônimo disse...

Santana em 3 opções..muito bem, concordo!

Léo Pinheiro disse...

Eu vi a Donzela de Ferro!
Porra cara, mas queria ter visto Beatles, e acho que faltou na tua lista.
O Rei na minha opinião é o Jagger...

Alberto Pereira Jr. disse...

olha eu com certeza iria nos shows da Madonna, do Nirvana, U2 (o último).

Gustavo Helaehil? disse...

Queria estar em cima do prédio da Apple (a gravadora, não a do Steve Jobs!) e assistir ao último show dos Beatles.

Só isso.

Reginaldo Cruz disse...

Eu, também, não fui no show do Iron e chorei durante o show pq 5 dias antes eu fui no show do Guns N'Roses e não encontrei lugar nas agências de viagem para voltar ao Rio.

Já vi - ao vivo - os Ramones; Sex Pistols; U2; Iron Maiden(Pacaembu); Men At Work; Prodigy; ...; Mas lamento muito não ter visto:

1 - Rolling Stones - em Copacabana;
2 - AC/DC - no Pacaembu;
3 - Pearl Jam - no Pacaembu;
4 - Red Hot Chili Peppers - no Pacaembu;
5 - Police - no Maracanã (este ainda não aconteceu, mas não tem omo ir: minha companheira de shows esta grávida!)