julho 11, 2007

Sexta-Feira 13

Você sabe porque a sexta-feira 13 é tido como um dia de azar?
Take your pick!

Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, uma sexta, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Nesse dia, os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

Na mitologia nórdica, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia (e inimigo do Thor do gibi!), apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira - friday). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio - os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

E no Brasil, no dia 13 de Dezembro de 1968, o governo militar decretou o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no país e dava poderes aos militares de fechar o Congresso.

Motivos não faltam pro 13 ser considerado azarado.

E há mais alguns agora!

Sim, mais desgraças... O Fodecasting deu cria!

A partir de agora tenho mais três blogs. Sim, TRÊS.

O primeiro, é o Sentido Aranha! É sobre filmes, musicas, gibis, enfim... qualquer coisa de nerd que eu ache que não vale a pena pôr aqui no Fodecasting. Lá eu vou arriscar a escrever umas criticas mais rebuscadas, uma coisa mais diferente e de atualização mais esparsa. Criticas de filme e HQs mais longas, pode-se dizer.

O segundo é o The Vault Project. É um blog que eu tenho com dois amigos ausentes meus - o Rogério e o Gustavo - e que eu sinceramente acho que não vai pra frente. Os três são preguiçosos e orgulhosos e isso sempre atrapalha. Mas, pra não dizer que fui EU que fugiu da raia, tá aí! O propósito do blog é meio estranho... era pra ser algo com o tema de Fallout (como eu já dizia aqui), dando conselhos para o povo que vai fugir... enfim, uma idéia maluca regada à cerveja. Olhe a seu risco!

E o último é o Clube do Café de Macho. Sinto orgulho em dizer que foi um movimento de minha fundação na empresa em que trabalho, aonde os homens e machistas afins saem das suas mesas para fazer um café preto como petróleo e ficam pelo menos 15 minutos falando coisas de macho. O blog é em conjunto com outros membros, com pérolas do café e do machismo espartano.

Todos tão na seção de links aí do lado.
Beware!

(Até porque hoje é dia mundial do Rock!)

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei. Só falta ganhar algum agora.. hehehehe.. Beijos da sua irmã que te adora!

Anônimo disse...

mas tá que é um enciclopédia! hahahaha...
eu adoro esses assuntos e coisas históricas, esse tipo de curiosidade.
ADOREI MESMO!


e bom, legal demais a iniciativa pra outros blogs´s. eu gosto da tua escrita, é uma leitura gostosa, e eu juro que isso nada tem a ver com eu ser apaixonada por vc!=P

(o que seriam 15 minutos falando coisas de macho? agora me ponho a pensar)