fevereiro 22, 2007

Carnaval

Você aí, que ficou de sexta à ontem ao meio-dia sem fazer nada, na praia, na cidade vazia, de folga ou dormindo, por acaso sabe o que é essa bênção que recebeu? Poxa, são dois dias de feriado, sempre emendados com o final de semana anterior, o que nós dá uns 4 (5, se sua empresa é bacana, e 10, se você mora na Bahia) dias de folga dessa rotina cada vez mais corrida. Vale a pena ao menos saber pra quem dar um obrigado!

Ou seja, você sabe o que é o Carnaval?

Não digo saber no sentido de conhecer a festividade; todo mundo que tem internet hoje em dia conhece o carnaval, suas mulheres peladas e seus carros alegóricos. O que eu pergunto é: porque temos esses dias de folga e porque o comemoramos nessa data?

Primeiro, a etimologia. A palavra CARNAVAL é bem debatida e tem três origens prováveis. A primeira diz que ela tem radicais latinos, das palavras carnem (carne) + levare (levantar ou tornar leve), sigificando uma festa de "ádeus a carne" ou de libertar-se do corpo físico. A outra teoria é de que a palavra vem também do latim carrus navalis (carro naval), que era um carro no formato de um navio que abria caminho em meio a multidão da Saturnália, uma festa romana de brincadeiras e máscaras em homenagem ao deus homônimo. E a terceira explicação, a lusítana, é que carnaval vem do "carne nada vale" mesmo.
Enfim, seja qual for a sua preferida, esse é o período de esbórnia, bagunça e putaria permitida.

Ela ocorre nessa data porque era regida pelo ano lunar, e começa no Dia de Reis, acabando na quarta-feira de cinzas. O Dia de Reis, seguindo o catolicismo, seria aquele seria aquele em que um tal de Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de uns tais três reis magos. A quarta-feira de cinzas, que marca o final da festa, é aquela data na véspera da Quaresma, período de - mais ou menos - quarenta dias até a Páscoa. Vale notar que, por mais que esses sejam todos feríados católicos, tiveram suas origens em outros lugares e com outras culturas, visto que Constantino (aquele que reescreveu a bíblia) fez do Catolicismo uma colcha de retalhos de crenças antigas. E por isso, não ocorre só aqui no Brasil, mas outros países, como a França, Itália e Espanha, por exemplo. Aliás, o Mardi Gras de Nova Orleans nada mais é do que um carnaval americano. Pense bem: Mardi Gras não é bem um nome inglês, e NOVA Orleans deveria dizer alguma coisa sobre a origem francesa da cidade, se você se lembra das aulinhas de história e da família de Bragança e Orleans.

E conhecendo isso, fica fácil de imaginar o resto. O povão da antiguidade, querendo momentos de pura sacanagem, aproveitava um intervalinho das datas santas. Faziam uns arrasta-pés maneiros, com uns carros de boi enfeitados e um monte de máscaras - que era pra que eles se olhassem sem aquela ressaca moral do dia seguinte. Daí pra ter alguém dando notas e um negão com voz de Darth Vader puxando um sambão é um pulo.
O Carnaval nada mais é do que uma festa que celebra a celebração em sí; a folga das convenções sociais - sejam elas quais sejam - e a alegria de dançar, beber e se agradar um pouco com aquilo que sabemos ser um excesso.

Agora, de onde veio a palavra "isquindô, isquindô" eu não faço idéia.


Ps: Parabéns! O Fodecasting fez um ano dia 06!

5 comentários:

Raphael Ozawa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raphael Ozawa disse...

Curioso o texto começar com "Você aí, que ficou de sexta à ontem ao meio-dia sem fazer nada, na praia (...)". Não conheço ninguém que foi pra praia no cárna e ficou sem fazer nada.

Agora (pausa dramática) O QUE as pessoas fizeram na praia, quem ficou na cidade não tem como saber, pois só QUEM FOI, VIU!

HUAHAUHAUAHUAHAHAHAHA

Henrique disse...

São alternativas, ô...!
OU você tá na praia, OU você tá em casa, OU...

E, olha, amigo mesmo não tira dos outros que ficaram trabalhando no carnaval, tá, ô vagabundo!! Haha!

Dora disse...

Eu passei o carnaval mudando de cidade e nem vi o carnaval passar. Enfim... não fez muita falta.

O Carpinteiro disse...

Carnaval = Samba, suor e sacanagem