junho 19, 2006

Corpus Christi

Alguém aí sabe o que é o Corpus Christi?
Se você respondeu que é um feriado bacana porque o impede de trabalhar, pense de novo.

Ninguém, a não ser o cristão mais devoto, conhece o que é o feriado - são tantas interligações, que mesmo aqueles que se dizem conhecedores, mal tem idéia do que é. E o bom é, nessas horas, conhecer o porquê do feriado. E eu explico o porquê que conhecer o porquê (!?) do feriado é importante. Mas antes, vamos ao próprio feriado, ok?

O Corpus Christi é - como o nome sugere - uma festa ao Corpo de Cristo. É uma data adotada na Igreja Católica para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.

Entendeu? Não? Será que é porque você precisa saber o que é Eucaristia e Pentecostes? Arrá - eí-los!

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim". Como a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, o Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.
E já o Pentecostes é o dia quando a igreja comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos no cenáculo com Maria, a Mãe de Jesus, e os outros discípulos do Senhor. É a festa do Espírito Santo e de seus dons abundantes que infundem no fiel penitente e humilde para torná-lo morada da Santíssima Trindade.

Então, garotos, agora já sabem. Da próxima vez que seu chefe lhe perguntar se você pode trabalhar no feriado, a resposta é: "Não, porque se eu fizer isso, não só desrespeito o que foi feito no Pentecostes, como também ignoro parte da Eucarístia e não posso sacramentar com o sangue e o corpo de Cristo, SEM contar os domingos da Santíssima Trindade."

Só chefes com QI acima de 200 vão refutar tal argumento. E você, embora passe por um fanático, ao menos não trabalha de quinta à domingo!

E se alguém lhe duvidar se você sabe mesmo porque está na praia curtindo o sol, você responde: "Oras, estou aqui porque o Espírito Santo desceu do céu pra casa do JC pra dar oi pros padrinhos. Depois disso, quando o Jc já era grandinho, ele mandou o pessoal comemorar em sua memória depois dessa data. E por isso que eu to aqui bebendo a caipirinha... to congregando com o Nazareno!"

Sacou a diferença?

O que importa é: nunca achar que se sabe de tudo, nunca achar que não se precisam saber certas coisas, e mais importante, que é bom ser um católico praticante aos olhos do chefe...
Eles tem MUITOS feriados!

Mas não fazem sexo pré-nupcial, o que é fo...!

4 comentários:

Thaís disse...

Você me confundiu. Bravamente. Ou são muitas informações pra uma pessoa a essa hora da noite. Preciso dormir... Vou dormir! : )

Henrique disse...

Tá vendo? Se vc fosse minha chefe, ia me dar folga tb!

Anônimo disse...

É impressão minha ou esse post já enjôou? Assim não leio mais esse blog... ¬¬
hehehe
Abraço,
Ozama

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog e do que escreves, Henrique.

Parabéns mesmo :)