maio 30, 2008

Tenha escrúpulos

A definição da palavra escrúpulos, é uma preocupação com os próprios pecados, incluindo-se ai atos e pensamentos considerados triviais na crença religiosa de tal pessoa. Em sua origem etimológica, vem do latim scrupulus, diminutivo de scrupus, que significa pedra pequena e pontiaguda. Ou seja, escrúpulo denomina a famigerada pedrinha que machuca quando está dentro do sapato. Uma sensação incômoda, daquelas que tranforma cada passo, literalmente, num pesar.

E embora ele tecnicamente seja usado para designar uma culpa anterior pelas ações ainda não feitas; as pessoas normais usam a palavra com o significado de um senso de caráter nato, de quem não faz o que acredita ser errado, por realmente achar aquilo errado. Parece simples, mas existe muita gente que sabe o que é errado, e o faz assim mesmo, só por algum tipo de prazer.

Na verdade, o lance é psicológico. A pessoa que faz o que acredita ser errado nada mais é do que uma pessoa falsa, que não se conhece. Se ele realmente acreditasse, não faria. Um exemplo: se você realmente acreditasse que ao cruzar uma determinada rua, você fosse morrer - não uma como uma possibilidade, mas um FATO; cruzou a rua, morreu - eu garanto que você nunca a cruzaria. É a falta dessa crença que gera a ação contrária. Se, pelo outro lado, você não tivesse certeza da morte, você poderia arriscar alguma vez. E se você não morreu ao fazer isso, então veja só... o que te impede de fazer de novo?

Logo, ao não ter escrupulos, a pessoa não tem o sentimento de culpa que vem logo depois de um ato considerado errado. Mesmo que esse sentimento de culpa venha, com certeza será menor do que o tal prazer, e assim facilmente suplantado numa outra tentativa. Alguém que mente, por exemplo, pode saber que isso é errado, e se sentir culpado assim fazendo, mas se a mentira o livra de um mal que ele considera maior, então porquê não fazê-lo? Isso é não ter escrúpulos.

Já a pessoa que os tem é uma verdadeira consigo mesmo. É a que respeita antes de tudo as próprias crenças. Que não cruza a rua porque gosta de viver. Que não mente porque sabe que é errado, e embora o pudesse fazer para evitar uma tonelada de problemas, esses mesmos problemas não estariam lá em primeiro lugar se não houvesse outro erro dela que os causasse. Ninguém cresce se esquivando dos problemas.
É uma pessoa sincera, que realmente pensa nos outros, no que não gostaria que fizessem com ela, e AGE da mesma forma, ao invés de fazer como a maioria e simplesmente dizer que o faz, dando risada internamente por ser "tão esperto". A pessoa com escrúpulos é aquela que não recorre à táticas que acredita serem inválidas para se dar bem. Mesmo que essas táticas inválidas sejam encaradas de outra forma pelo resto do mundo. Se eu fosse um assassino de aluguél com escrúpulos, que mata todo mundo, menos a mulheres e crianças, por mais que pudessem me julgar de inúmeras maneiras, nunca o poderiam dizer que eu não sou sincero comigo mesmo, e que eu não sigo um código de ética próprio, por mais pervertido que ele seja. Matar obviamente é errado, mas ao seguir uma conduta auto-imposta, eu - o assassino de aluguél - sou mais sincero comigo do que muita gente que me julgaria.

Em suma, ter escrúpulos é ser sincero. Consigo mesmo, e com o mundo. E fazer, como o Batman disse, as coisas que te definem. Porque é o que você FAZ que te define.

3 comentários:

das Brauns a mais inquieta disse...

...


"eu ODEIO ter escrúpulos!"

...

"eu amo você"

...

(a mesma Hiane que odeia também ama, tá vendo?)
=***

Priscila disse...

Minha mãe uma vez me disse que sou escrupulosa demais, igual ao meu pai. Nunca procurei o significado da palavra até o dia de hoje, em que meu mundo parece estar ruindo. E, olhe só, estou nesse estado porque...bom, porque ela estava certa. Tenho escrupulos demais.

Anônimo disse...

Acho que tambem tenho escrúpulos de mais,não queiria tanto!