abril 14, 2008

Top 5: Coisas que eu odeio no trânsito

Sendo bem claro, pegar trânsito é uma merda. Uma violação constante e coletiva ao seu direito de ir e vir. Aquele lance de "o seu direito acaba aonde começa o direito do próximo" nunca foi tão claro quanto naquela avenida lotada até onde a vista alcança. Uma fechada e você já se sente injustiçado, como se houvesse uma conspiração secreta contra os teus prazos - "esse pessoal não sabe da minha hora não?!"

Eu nunca tive problemas com o trânsito antes. Pego vias congestionadas todo dia. Moro em São Paulo, então nada disso é novo. Já existe aquele tempinho extra que todo mundo reserva pra essa "perda de tempo programada". Chego no trabalho em 1 hora, embora sem trânsito pudesse percorrer o mesmo caminho em meros 25 minutos. Se eu demoro 1 hora e 20, minha chefe nem reclama - ela e o mundo também passam pelo mesmo problema. Enfim, é um empecilho, mas pode ser facilmente contornado - ao menos em âmbito psicológico para evitar o estresse, na minha opinião.

Porém, existem cinco coisas que me tiram do sério. Mesmo. Pegar trânsito todo dia não seria metade do que é se as pessoas parassem de...

1- Carros colados atrás, e/ou dando farol alto.
Isso irrita. Não é proibido estar com pressa, mas eu associo isso à alguém te encoxando enquanto anda, tentando passar na tua frente. Ou te cutucando com o dedo, enquanto grita "sai, sai, sai!". Imagine-se numa fila: se você quer passar na frente de alguém, você tenta passar sem incomodar. Se é impossível, normalmente você toca no ombro dela gentilmente e pede licença. Colar o carro na traseira do outro, para tentar intimidar o mesmo com a tua imprudência não é só chato, é burrice. Aí o da frente freia e você vai de boca no volante, no caso de um acidente. Ou mete o beiço no volante DELE, se estiver rápido de verdade. O mesmo vai para quando o idiota vem acelerando, dando milhões de toques no farol alto. Se show estroboscópico acelerasse alguém, os quenianos usavam lanternas na São Silvestre.
É assim tão difícil esperar a tua vez de ultrapassar, pela esquerda, e dar algo como uns dois toques na luz, esperando numa distância segura enquanto isso não é possível?

2- Gente lenta
Porém, pior do que gente apressada, é gente lerda. A gente dirige carros, e não carroças. Meu carro tem 60 cavalos, e não 2. O limite de velocidade serve, entre outras coisas, pra ditar a velocidade mínima. E há o fluxo - aquele intangível acontecimento que os psicólogos devem amar. O senso comum em ação, as pessoas indo em intervalos regulares de maneira inconsciente, perdidos em pensamentos que só o rádio de um carro pode proporcionar. Ah... o fluxo é lindo. ENTÃO SIGA A PORRA DO FLUXO! Carro lerdo só não é mais chato do que moto lerda, no corredor. O moto-mole impede duas faixas de andarem direito, porque tá com medinho de levar uma fechada. Tá com medo? Vai pro meio da pista da direita! Moto é liberdade. É motor sem peso. São duas rodas e um cara em cima. É velocidade! É vento no cabelo! Se eu quisesse aproveitar o clima, ia de bicicleta e já poupava o meio ambiente. Gente lenta pra sair do semáforo então, eu nem comento.

3- Duas faixas ocupadas por um carro, ou no estacionamento
Falando em duas faixas, e aquele cara que para ocupando duas vagas no estacionamento? Bem no meio das faixas? Ele por acaso pagou o dobro? Merece então duas vezes a minha ira. Talvez três vezes, se ao invés de estacionar ele estiver trafegando no meio delas. Eu daria duas multas de estacionamento pra um camarada desses se eu fosse guarda de trânsito. E três se me falassem que não era intencional, que estacionaram errado, que "foi sem querer". Afinal, se você não consegue pôr o teu carro numa vaga normal, então você não deveria estar dirigindo, por definição. É o mesmo que andar com um cigarro e não saber acender o isqueiro. Os que dirigem mesmo assim são aqueles que provavelmente não sabem "porque a rua tá cheia de riscos brancos". São faixas, diabos!
Pensando melhor, eu daria três multas e dois tiros. Um em cada pé.

4 - Seta ligada
E essa falta de atenção me lembra de mais um dos meus ódios - a seta ligada. Hoje mesmo eu andei uns bons 4 quilômetros perto de um carro com o pisca lá, ligado incessantemente. Ou ele mudou de idéia de virar a próxima à esquerda umas 20 vezes, ou não notou mesmo que a joça tava ligada. Ou então bateu com a mão ao virar o volante e também não percebeu. E o treco lá: clic-clac, clic-clac, clic-clac, clic-clac, clic-clac, clic-clac, clic-clac, clic-clac... nossa, alguém dá um soco nele, por favor?
Quem não escuta o barulho eterno de um pisca, e não vê a luz acendendo no painel, não merece o meu respeito. Pensando bem, se bateu com a mão e não viu, não deve merecer nem o meu ódio. Imagina se fosse um avião? Você ia se sentir seguro do piloto não conseguir notar uma luz piscando? E se fosse o indicador de combustível? Seu avião cairia como um vagalume, piscando, e o piloto ia pro céu achando aquilo lindo. E se, sem querer, ele ativasse o trem de pouso ao mexer no manche? Eu bateria a cabeça dele no painel no ritmo da luz piscando, pra um trauma se instalasse. Ele poderia chorar no futuro ao ver uma luz de natal, mas ao menos nada mais ia piscar despercebido na frente dele.

5 - Gente folgada, em geral
Em suma, o tipo de gente que faz todos os acima, e mais. Quem acha que quando tá apressado tem que sair costurando, e dá um monte de fechadas. Mas quando leva, reclama. Aquele que quando esta sem pressa anda devagar, mas acha ruim que lhe peçam passagem. Dos que ficam nervosos quando fechados, sem imaginar que o outro motorista possa ter feito sem querer - porque eles nunca o fazem - e perseguem o outro, xingando e ameaçando. Quem entra sem dar seta, e reclama quando você buzina. De quem buzina na frente de hospitais ou pra abrirem caminho. De quem vê uma ambulância passando, e segue no caminho que se abre, pouco se importando com a segurança dos outros. De quem vai conversando no celular, sem ir pra direita; e pior, ainda tentando ultrapassar. Quem joga lixo na rua. Quem nunca fica na fila, mas sempre tenta cortar lá na frente. Quem faz tudo isso junto.

Sim, são erros comuns. Você pode ter feito algum desses. Não são imperdoáveis. Mas pare e pense se esse foi um erro isolado, ou é uma mania recorrente. Se você fez isso vez ou outra, ou se esse é o teu normal. Se for o normal, saiba que eu te odeio dirigindo. E provavelmente não sou o único!

2 comentários:

Rogério disse...

RIDÍCULO

Leo Motta - Toledo - PR disse...

Tu conseguiu "palavrear" o meu sentimento diário quando vou e volto do meu trabalho.
Odeio gente lerda..., odeio aqueles que usam do "jeitinho" para no trânsito, lograr algum êxito... Esses dias um embecil "num" Tipo que parecia nem ter rodas..., o cara andando no meio de duas pistas..., sabe aquele p´recavido cagão?? Pois é... imagina um tipo desses andando a 30k/h numa avenida onde o fluxi anda a 80k/h... fiquei manobrando tentando passar o idota e o cara ainda ficou nervoso... de tão lerda o semáforo na frente fechou daí paramos um ao lado do outro... o cara ainda me disse... tá nervoso...? quer passar..? não tá bendo o sinal fechado??? Que raiva do idiota... mal percebeu ele que o sinal só fechou porque tive que andar atraz dele a 30 por hora...