fevereiro 14, 2008

Fato vs Ficção - um exercício de (F)utilidade!

Uma disputa de quem é o melhor não se dá apenas com a vitória de uma batalha. Leonidas e Neo nos ensinaram isso. Numa disputa fictícia então, ainda menos. Analisando vários aspectos, mostro-lhes uma disputa de verdade e mito, em busca da contenda de boxe ideal: ROCKY "O Garanhão Italiano" BALBOA X "Iron" MIKE TYSON!


Quesito carreira: Rocky Balboa ganha.
Mike perdeu mais do que Balboa, mas também lutou menos: seu cartel é de 50 vitórias (44 nocautes), e 6 derrotas. Depois de unificar os cinturões das três principais federações, colocou-os em disputa oito vezes, perdendo na última para o mediano James Buster Douglas, em 1990, por nocaute. Depois disso, não conseguiu reconquistá-los. Já as 23 derrotas em 81 lutas de Balboa merecem uma explicação: até ser convidado para a disputa do título com Apollo Creed, Rocky era um lutador marginal, que topava qualquer parada em troca de grana. Depois de faturar o cinturão de Apollo, defendeu o título dez vezes, perdeu para Clubber Lang, mas recuperou o cinturão na revanche e se aposentou como campeão.

Quesito técnica: Empate
Balboa tinha uma bomba na mão esquerda - a "patada do Sul" - mas, ainda assim, não dá para comparar com a agressividade dos golpes de Tyson - neste quesito talvez ele só se compare a outro Rocky, o Marciano, que terminou a carreira invicto com 43 nocautes em 49 lutas. Além disso, no auge, Tyson era extremamente veloz e se defendia muito bem (dois pontos fracos de Balboa). Rocky empata o quesito porque era resistente como poucos - as duas lutas contra Apollo e a última luta, contra Mason Dixon, são provas claras disso. E, diferentemente de Tyson, ele evoluiu muito depois de se tornar campeão: treinando com Mickey, aprendeu a lutar como destro, e, treinado por Apollo, aprendeu a bailar no ringue.

Quesito Adversários: Rocky Balboa ganha
Dá para dizer que o Apollo Creed da carreira de Tyson foi Evander Holyfield (os dois eram campeões, estavam em ótima forma e eram muito técnicos), com a diferença que Tyson nunca o derrotou. Além de Holyfield, poucos pugilistas realmente bons subiram ao ringue com Tyson: talvez só Larry Holmes (e Lennox Lewis, de quem Tyson tomou uma surra). Já Mason Dixon, o rival de Rocky no sexto filme, é bem mais ou menos; mas não dá para esquecer o trio casca-grossa que ele enfrentou no passado: Apollo (duas vezes), Clubber Lang (duas vezes) e o gigante soviético Ivan Drago. Sem contar o campeão de luta livre Thuuuuuunderlips, de 180 kg, encarado em uma luta beneficente em Rocky III.

Quesito Equipe : Mike Tyson ganha
Ele teve como mentor Cus D'Amato, o cara que, entre outros, ensinou tudo para o lendário Floyd Patterson. A organização das suas lutas ficava por conta de Don King, que, apesar da fama de pilantra, tem um histórico e tanto no boxe: foi ele, por exemplo, quem organizou a famosa luta entre Ali e Foreman no Zaire e a série de combates entre Ali e Frazier. Enquanto Mickey, treinador de Balboa nos primeiros filmes, era um velhinho gente fina, mas usava métodos de treinamento no mínimo antiquados, como amarrar os pés dos pugilistas e fazê-los correr atrás de galinhas. Além disso, quem fazia as vezes de empresário de Rocky era seu cunhado bebaço Paulie, que, quando interferiu na sua carreira, foi negativamente.

Quesito Fora dos Ringues : Rocky Balboa ganha
Se este duelo fosse realmente uma luta, esta categoria seria um uppercut no queixo de Tyson. Além de ter crescido em reformatórios e ter passado três anos preso acusado de abusar sexualmente da modelo Desiree Washington, "Iron" Mike foi preso no final de 2006 por porte de cocaína e responde a processo até aqui no Brasil, onde agrediu um repórter. Já adorado pelo povo da Filadélfia e loucamente apaixonado pela esposa, Adrian, Rocky prefere a vida familiar à agitação. Depois de abandonar os ringues, abriu um restaurante, onde conta suas histórias para animar os clientes e ajuda amigos, como Spyder Rico, o primeiro adversário que aparece apanhando de Rocky no primeiro filme da série.


Placar Total: 2 X 4 Vitória do Rocky Balboa!
Assim como no sexto filme, o Garanhão Italiano mostra que também é imbatível em disputas virtuais!

3 comentários:

das Brauns a mais inquieta disse...

Nossa mô, adorei!

Unknown disse...

critica muito boa sobre o filme

Anônimo disse...

23 derrotas e ainda ganha no quesito carreira, se ele levava a sério ou não as lutas era problema dele. Perdeu então o cartel dele é pior que o do Maguila.