agosto 08, 2007

Top 5: Livros #1

Inaugurada mais uma seção do Fodecasting: a Top 5.
O intuito é mostrar os meus Top 5 sobre qualquer assunto ou tema. Podem existir mais do que aqueles Top 5, ou até mesmo outros Top 5, mas já dá pra entender a idéia, né?
(Em caso de dúvida, assista a Alta Fidelidade e entenda melhor - além de ver um filme bom!)

O Top 5 de hoje é livros. Cinco livros que eu gosto. Mas tem mais um critério auto-imposto: tem que estar meio fora do mainstream. Ou seja, nada de citar Harry Potter, ou o Código da Vinci. Até porque, senão não seria uma dica muito válida ou diferente, não é?!
(E isso é para você que não sabe o que é mainstream)

O primeiro que veio em minha cabeça é o livro Corrida Vertical. No link você pode ler a sinopse, mas basta saber que é um thriller de ação com pedrigree. E o mais legal - grande parte da ação se passa nos dilemas e flashbacks do personagem do que em cenas do livro. Grande sacada do autor.

O segundo dentre os Top 5 é Neuromancer. O primeiro livro cyberpunk que eu li, e que notoriamente inspirou a trilogia Matrix. Lá existe tudo: o descaso ambiental, a internet neural, os tiros, o herói fracassado... Muito bom mesmo. E pensar que esse foi o primeiro livro do autor, William Gibson. (Ok, talvez Neuromancer seja meio mainstream. Mas isso é discutivel!)

Gostaria de recomendar todos os livros do Frederick Forsyth, mas me forcei a escolher só dois: Primeiro, o Punho de Deus. Conta a história de um soldado britânico que se infiltra no Oriente Médio, durante a Guerra do Golfo, para desmascarar os planos do então ditador Saddam Hussein. O segundo, é o O Negociador. Também um thriller (minha óbvia preferência, à essa altura), retrata a tentativa fictícia de um magnata do petróleo derrubar o presidente dos Estados Unidos sequestrando o filho do mesmo. E o único homem em seu caminho é Quinn, o negociador sem sobrenome.
O que mais posso dizer? Forsyth é um dos muitos motivos que me fez ser jornalista, ganhando até do Peter Parker e do Clark Kent. Só pra ilustrar, ele é quem escreveu o Dia do Chacal, O Dossiê Odessa, o Quarto Protocolo, o Manipulador, e os Cães de Guerra. Mais do que um renderam filmes, e filmes BONS. Leia-os. Logo.

O quarto nos Top 5 - e isso não necessariamente significa o último lugar - é o Maus. Gosto de poder citá-lo como um livro exatamente pela dificuldade que é classificá-lo - pois na verdade, ele é uma graphic novel. Mas ainda assim é diferente. Pra alguns, é só um gibi - mas ele ganhou o prêmio Pulitzer em 1992, então não é só uma HQ. Simplesmente imperdível, leia nem que seja só pra tentar classificar por você mesmo. Nunca se viu o nazismo retratado assim.

Então já sabe: pegue um dia - quarta-feira é um bom dia - entre na internet só pra ler o Fodecasting, desligue-se do mundo depois, desligue a tv, e VÁ LER UM LIVRO!
(Nem que seja pelo menos uma vez por semana...)

2 comentários:

Gustavo Helaehil? disse...

Que NERD! Ler é coisa de NERD! Arghs!

O esquema é pegar gatinhas, sair p'ras baladas, encher a cara e tirar rachas.

;)

Preciso ler esse Forsyght, cara. Você é a segunda pessoa que fala MUITO BEM dele.

Mas, desculpa ser mainstream, meu amigo underground, eu ainda recomendo que TODOS leiam Harry Potter.

Rogério disse...

EU li neuromancer antes
EU li Maus antes
EU não vou ler os outros que é de viado

rgz